Além de The Last of Us: cinco adaptações de games para TV e cinema que valem a espera!

15 de janeiro marca a estreia da tão esperada adaptação televisiva da aclamada série de jogos eletrônicos, The Last of Us. A produção da HBO promete muito: além do elenco incrível, a série conta com a supervisão e participação direta dos criadores da franquia, o que garante aos fãs a certeza de que, ao menos, veremos muita fidelidade aos games no live action.

Os materiais de divulgação da série tem sido muito animadores. É difícil assistir a um teaser de The Last of Us sem se empolgar.

Mas The Last of Us não é a única adaptação de videogames em produção no momento. Quebrando uma antiga tradição, temos visto bons derivados para TV e cinema nos últimos anos, com ótimas recepções de crítica e público. Os resultados positivos têm animado as produtoras da indústria de videogames, e hoje todos querem uma adaptação para chamar de sua. Hoje, são diversos os projetos anunciados, porém aqui traremos apenas algumas das mais promissoras produções que estão por vir.

Sem mais delongas, sigamos para a lista de cinco adaptações de games para TV e cinema que valem a espera!

NieR: Automata

O aclamado e esquisitíssimo RPG japonês vai ganhar uma série animada produzida pelo estúdio A-1 Pictures, e será distribuída pelo serviço de streaming de animes Crunchyroll. NieR: Automata Ver1.1a terá a supervisão do peculiar criador da série, Yoko Taro, e trará de volta o elenco de vozes original do jogo.

NieR é uma série repleta de ação, bizarrices, existencialismo, e muita melancolia. A obra de Taro é uma das experiências mais complexas e inteligentes lançadas nos últimos anos, cheia de enredos e mecânicas criativas e metalinguísticas. Com esse material como base de inspiração, a A-1 Pictures tem tudo para entregar um anime que, além de entreter com muita ação e belos visuais, brinque com a percepção do seu público para com a própria obra, ou até mesmo da vida.

Uma pena não adaptarem também o carismático, porém esquecido, primeiro jogo da franquia, NieR Gestalt/Replicant. Talvez um dia.

NieR Ver.1.1a estreia dia 7 de janeiro de 2023, na Crunchyroll.

Super Mario Bros.

The Super Mario Bros. Movie (Super Mario Bros. O Filme) vai trazer toda a magia do reino dos cogumelos e o carisma do baixinho bigodudo para as telas do cinema. Produzido pelo estúdio Illumination, o filme animado do saltitante encanador promete ser extremamente fiel aos clássicos jogos da Nintendo.

Com um elenco incrível, que traz nomes como Anya Taylor-Joy como a Princesa Peach, e Jack Black como o vilão Bowser, Mario Bros. empolga, mesmo seguindo a questionável decisão de escalar Chris Pratt como o protagonista do filme. E não é para menos. Assista agora a este trailer da animação, e tente não se animar!

The Super Mario Bros. Movie estreia dia 6 de abril de 2023, apenas nos cinemas.

Assassin’s Creed

Depois da rejeição da adaptação de 2016 para os cinemas, a Ubisoft, produtora da série de games, volta a apostar em live actions para a franquia que mistura ficção científica, ação e história antiga.

Veremos assassinos clássicos em carne e osso, ou, assim como fez o filme para os cinemas, conheceremos um novo membro do credo? Não sabemos ainda. Para falar a verdade, não sabemos nada sobre o projeto, além de que é uma produção da Netflix, e do recente desligamento do showrunner Jeb Stuart do projeto. 

Ainda assim, com tanta incerteza, Assassin’s Creed tem potencial para garantir uma excelente série. O universo criado pela Ubisoft tem o trunfo de ter sua trama em diferentes personagens e períodos do passado, o que garante uma enorme gama de diferentes tons e enredos para o programa. Já imaginou uma série antológica, em que em cada episódio visitamos uma diferente época de nossa história, com personagens variadas e únicas? Pois é! O formato seriado parece ser o correto para Assassin’s Creed, basta esperar que os produtores da série estejam correndo pelo caminho certo.

A série de Assassin’s Creed segue sem previsão de estreia, e estará disponível na Netflix.

God of War

Em 2018, a aclamada franquia de games exclusiva da plataforma Playstation, God of War, recebeu um soft reboot que, apesar de dar sequência aos jogos anteriores, ressignificou a saga em todos os aspectos. God of War (o game levou o mesmo título do original de 2005, como símbolo de um recomeço) trouxe a ação da Grécia Antiga para as montanhas nórdicas, o que resultou na mudança temática da mitologia grega para a nórdica, alterou por completo as mecânicas de gameplay, atualizou a narrativa e o tom para trazer um ar mais dramático à franquia e, o mais importante de tudo, evoluiu seu protagonista, Kratos, para uma personagem muito mais profunda e empática do que o clássico guerreiro inescrupuloso e impiedoso.

God of War foi um completo sucesso, e por isso, muito devido à elogiada narrativa cinematográfica utilizada pelo game, não demorou muito para que uma versão live action fosse encomendada. Pouco se sabe ainda sobre a produção, além de que será uma série, e que irá adaptar os eventos do soft reboot de 2018. 

Seria uma boa escolha evitar dar vida às origens de Kratos? A unidimensionalidade do mesmo em sua juventude faz dos games passados um desafio ingrato de se adaptar para um programa televisivo? Nos resta esperar por novidades, e torcer para que nos entreguem um produto de qualidade.

A série de God of War segue sem previsão de estreia, e estará disponível na Amazon Prime Video.

Metal Gear Solid

Há uma verdade irrefutável no mundo dos games, que nem mesmo os maiores haters são capazes de negar: Hideo Kojima é um gênio. O aspirante a cineasta frustrado é responsável pela criação de um dos mais fascinantes e complexos universos já criados nos games: a saga Metal Gear.

Em todos os jogos da franquia, podemos enxergar a paixão de Kojima pelo cinema. Metal Gear é uma das franquias precursoras da linguagem cinematográfica dos games.

Mas a importância da série para o universo gamer vai muito além disso. Metal Gear é sinônimo de inovação, criatividade e originalidade. Kojima sempre busca extrapolar seus games, seja em termos técnicos ou narrativos. Suas criações sempre tentam trazer novos gêneros para a indústria, brincar com a cabeça do público com enredos e mecânicas reflexivas e paradoxais, e desafiar os limites da tecnologia.

E agora, a experiência única de se jogar Metal Gear vai ser adaptada em um filme em live action.

Com supervisão de Hideo Kojima, a versão cinematográfica de Metal Gear será produzida pela Sony Pictures. O filme será realizado por Jordan Vogt-Roberts, grande fã da franquia de games. Ainda não há muitas notícias sobre o andamento do projeto. O que há de concreto, além da contratação de Vogt-Roberts, é a escalação de Oscar Isaac como o protagonista Snake (resta saber qual Snake: Solid ou Naked? Ou os dois?).

Metal Gear é um desafio muito grande. O sucesso depende de muito mais do que uma tradução fiel do conteúdo dos jogos para a telona. Metal Gear tem que ser para os cinemas o que sempre foi para os games: um marco técnico e narrativo que desafia as convenções do que é fazer cinema.

Boa sorte, ou melhor, sucesso, para os envolvidos. Adaptar o legado de Kojima para outras mídias não é tarefa fácil!

O filme de Metal Gear Solid segue sem previsão de estreia, e deve estar disponível apenas nos cinemas.

O futuro dos games no cinema e na TV é promissor, e nos aguarda com diversas produções dos mais variados gêneros. Nos resta esperar para ver se o nível de qualidade das mais recentes adaptações se manterá nas que estão por vir.

Aqui, o entusiasmo se faz presente. Mas e tu? Alguma dessas produções te anima? Deixamos de fora algo que considera imperdível? Sinta-se livre para deixar tua opinião na sessão de comentários abaixo!

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *