- Como se diz em bom português: A galinha do vizinho é sempre melhor que a minha. E não existe nada que me deixe mais de acordo com esse provérbio que o cinema!
Desde pequeno que sempre preferi filmes de Hollywood. Mas o tempo foi passando e fui percebendo que existem outros países capazes de nos trazerem filmes ao nível de Hollywood, por vezes com menos de metade do orçamento. Tive a fase dos filmes asiáticos, depois a fase dos filmes indianos, e mais recentemente a fase dos filmes espanhóis. Muitos não compreendem mas, mesmo com a recente melhoria da qualidade das histórias dos filmes portugueses, eu continuo a achar a galinha dos espanhóis muito melhor do que a galinha dos portugueses. Pelo menos em filmes e séries. No futebol e na literatura a história é outra, mas não é o ponto.
E é por isso que hoje vos trago uma lista de 10 filmes espanhóis imperdíveis. É de realçar que a Netflix teve um grande impacto na criação e divulgação de novos filmes do país vizinho, ainda assim muitos dos filmes desta lista não estão relacionados com a plataforma de streaming.
-
El Laberinto del fauno (O Labirinto do Fauno) [2007]
Considerado por muitos como o melhor filme do realizador Guillermo del Toro, “O Labirinto do Fauno” é um filme de fantasia sombrio que se passa em 1944, pouco depois do fim da guerra civil espanhola. O filme conta a história de Ofelia (Ivana Baquero), uma menina de 10 anos que se muda com a mãe para a base militar do padrasto, o General Vidal (Sergi López). Lá ela acaba por conhecer o Fauno, que a encarrega de várias missões.
O filme foi indicado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
-
REC [2008]
REC é um filme de terror espanhol lançado em 2008 que mostra a repórter espanhola, Ángela Vidal (Manuela Velasco), que está a acompanhar um grupo de bombeiros de Barcelona. Depois de serem chamados a um prédio para salvar uma senhora que supostamente está presa na sua casa, descobrem que ela tem uma doença infecciosa e são obrigados a ficar presos dentro do prédio para que a doença não se espalhe.
O filme ganhou um remake americano intitulado “Quarantine” (que teve uma sequência), teve 3 sequências (embora o terceiro filme da saga não tenha ligação com mais nenhum), e ainda teve um videojogo.
-
Tres Metros Sobre El Cielo (3 Metros Sobre o Céu) [2010]
3 Metros sobre o Céu é a adaptação do livro homónimo do escritor italiano Frederico Moccia. E se o nome não te é estranho, é porque a Netflix lançou recentemente uma série italiana com o mesmo nome. Mas aqui vamos falar do filme espanhol.
O filme conta a história de dois jovens de mundos diferentes, Babi (Maria Valverde) e Hache (Mario Casas), que se apaixonam e vivem um romance turbulento. Ela pertence á classe alta. Ele é um rebelde que adora viver no limite. Vão ter de lutar contra tudo e contra todos para ficarem juntos. Um história á lá Romeu e Julieta. E, para mim, melhor que qualquer romance do Nicholas Sparks.
O filme foi a melhor bilheteira do ano em Espanha e ganhou uma sequência intitulada “Tengo Ganas de Ti”. Hoje ainda aguardamos o final da trilogia, que sempre que parece “mais perto de acontecer” acaba por sofrer percalços.
-
Contratiempo (Contratempo) [2017]
A vida de Adrian Doria (Mario Casas) corre na perfeição. Um jovem empresário com um negócio de bastante sucesso, rico, e com uma família “perfeita” em casa. Mas tudo muda quando acorda num quarto de hotel e encontra a sua amante morta. Com tudo aquilo que construiu a desmoronar-se aos seus pés, Doria contrata a melhor advogada de defesa espanhola e tentam perceber como é que o empresário se tornou suspeito de homicídio.
Contratempo é um drama espanhol de cortar a respiração com uma história envolta em mistérios e contratempos. O filme lançado em 2017 é perfeito para uma noite de filmes e pipocas no conforto do sofá, com discussões e teorias sobre o que aconteceu ou deixou de acontecer.
-
Durante la Tormenta (Miragem) [2018]
Uma falha no contínuo espaço-tempo faz com que Vera Roy (Adriana Ugarte), uma mulher casada e feliz, salve a vida de um rapaz que viveu na sua casa há 25 anos. Mas a sua acção cria uma nova linha temporal e Vera acorda numa realidade onde a sua filha nunca nasceu e ela nunca conheceu o marido. Decidida a recuperar a sua vida, ela não vai parar até conseguir inverter o que fez.
Miragem ou Durante a Tormenta, é um drama de ficção científica espanhol que nos faz ficar agarrados ao ecrã para assistir a todas as explicações sobre o sucedido e reviravoltas possíveis. O filme conta ainda com Álvaro Morte como um dos protagonistas, o “eterno” Professor de “La Casa de Papel”.
-
Tu Hijo (O teu Filho) [2018]
“O Teu Filho” é uma produção original da Netflix que mostra a jornada de vingança de Jaime (José Coronado), um cirurgião respeitado que decide fazer justiça pelas próprias mãos e descobrir quem foram os responsáveis por terem espancado o seu filho á porta de uma discoteca. Um médico, casado e com dois filhos, que vê a sua família a desintegrar-se e a polícia continua sem respostas para o sucedido. E tu, até onde ias para descobrir o que aconteceu ao teu filho? O médico deixa o seu civismo e as “regras” de lado para descobrir quem deixou o seu “orgulho” em estado vegetativo.
Um filme com um bom desenrolar, com questões actuais, e um final que te vai deixar de queixo caído. Ou amas ou odeias. Mas com certeza vale a pena ver!
-
Vivir dos veces (Viver duas vezes) [2019]
Mais uma produção original da Netflix. Preparem-se que daqui para baixo vão ser todas. Este investimento da plataforma de streaming é só mais uma prova da qualidade do cinema espanhol.
“Viver duas Vezes” acompanha Emilio (Oscar Martínez), um professor de matemática reformado que está viúvo há cinco anos. Ele mantinha a mesma rotina até ao dia em que foi diagnosticado com Alzheimer. E é nesse momento que decide partir numa aventura para voltar a encontrar um amor do passado. Pelo meio volta a aproximar-se da família que ainda lhe resta e cria uma ligação fantástica com a neta, que mal conhecia.
Uma comédia dramática que nos faz rir e chorar. Mas, acima de tudo, vibrar com a aventura.
Esta é a primeira parte da minha lista de filmes espanhóis imperdíveis. Na próxima semana trago-vos a Lista de Séries Espanholas Imperdíveis! Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões. Que filmes é que faltam nesta lista, que filmes é que retiravam, e outros filmes espanhóis que vos tenham deixado presos ao ecrã.