A Galinha do Vizinho é Melhor que a Minha: Lista de Séries Espanholas

Como se diz em bom português: A galinha do vizinho é sempre melhor que a minha. E não existe nada que me deixe mais de acordo com esse provérbio que o cinema (Ou, neste caso, a televisão)!

Depois da primeira parte da lista de Filmes Espanhóis Imperdíveis, decidi trazer a lista das Séries Espanholas Imperdíveis. Afinal, muitos de vocês só começaram a dar o devido valor ao cinema espanhol depois do sucesso de muitas das séries que fazem parte desta lista. Não foi o meu caso, mas confesso que ajudou muito a aprofundar a minha procura por filmes do país vizinho. E como já tinha visto alguns com muita qualidade, juntei o útil ao agradável.

E é por isso que hoje vos trago uma lista de 7 séries espanholas imperdíveis. É de realçar que a Netflix teve um grande impacto na criação e divulgação de novos filmes e séries do país vizinho, então não estranhem não encontrar nenhuma que não esteja disponível na plataforma de streaming (Mesmo que nem todas tenham sido produzidas pela plataforma).

 

  • Vis a Vis (2015)

“Vis a Vis” é uma série de crime espanhola, que relata as histórias de um grupo de residentes de uma prisão. O enredo foca-se sobretudo na jovem Macarena, uma jovem ingénua que é manipulada pelo patrão e acaba por ser condenada, que tem de se adaptar á sua nova vida de presidiária. Ela vai ter de aprender a sobreviver nesta nova e dura realidade.

Pode não ser a mais conhecida da lista, nem a primeira de que ouvimos falar, mas Vis a Vis é a mais antiga. A série estreou em 2015 na Antena 3, produzida pela Globomedia. Foi cancelada após as primeiras duas temporadas. Mas foi comprada pela Fox Espanha, que garantiu mais duas temporadas e ainda o spin-off “Oasis”. Todas as temporadas estão disponíveis na Netflix Portugal, com excepção de “Oasis”.

4 Temporadas; 40 Episódios + 1 Spin-Off (8 Episódios)

Estado: Terminada

 

  • La Casa de Papel (2017)

“La Casa de Papel” é uma série espanhola de drama policial. A série conta a história do assalto á casa da moeda (como o nome indica) nas primeiras duas temporadas. E conta a história do assalto ao Banco de Espanha nas temporadas seguintes, sendo que a última temporada ainda vai abordar o fim deste assalto.

O enredo acompanha todos os problemas e soluções para que nove habilidosos ladrões consigam fazer o maior roubo da história. Tóquio, Berlim, Nairóbi, Rio, Moscovo, Denver, Helsínquia e Oslo, liderados pelo brilhante Professor, tentam assim não cometer nenhum erro que os impeça de conseguir sair da casa da moeda vivos! A série conta ainda com grandes reviravoltas e antagonistas fantásticos, sendo que os principais, ou neste caso, as principais, são vividas pelas actrizes Itziar Ituño e Najwa Nimri.

“La Casa de Papel” é o maior fenómeno no que toca a séries espanholas, e não só. No que toca a séries internacionais, também. Depois de tantos records, audiências, indicações e prémios, a série prepara-se para o seu grande final. Não nos podemos esquecer, claro, da vitória da série nos Emmy’s, como melhor série dramática!

4 Temporadas; 31 Episódios

Estado: Aguardando ansiosamente pela estreia da quinta e última temporada!

 

  • Elite (2018)

“Elite” é uma série espanhola de drama para adolescentes. A primeira da lista a ser criada directamente para a plataforma de streaming. A história passa-se em Las Encinas, um colégio privado para os alunos da alta sociedade espanhola: os filhos da elite.

Depois de um problema na escola pública que frequentam, três adolescentes da classe operária são transferidos para esta escola privada. O choque das desigualdades entre eles e aquele que têm tudo resulta num homicídio.

A série é conhecida por explorar temas associados aos dramas da adolescência, mas também por incorporar no enredo questões mais progressistas. Normalmente cada temporada tem um elemento misterioso para resolver, e funciona com duas linhas temporais: O antes e o agora. A série conta ainda com grandes nomes no elenco como María Pedraza, Miguel Herrán, Jaime Lorente, Ester Expósito e Danna Paola.

3 Temporadas; 24 Episódios

Estado: Temporadas 4 e 5 Confirmadas!

 

  • Toy Boy (2019)

“Toy Boy” é uma série de crime Espanhola que, assim como La Casa de Papel, estreou na Antena 3, mas só se tornou mundialmente conhecida depois de ter sido comprada pela Netflix. A série conta a história do stripper, Hugo Beltrán. Depois de sete anos na prisão, o stripper sai em liberdade condicional. Decidido a provar que a amante o incriminou do homicídio do marido, ele vai fazer de tudo para limpar a sua imagem.

Apesar de alguns defeitos, a série consegue sempre deixar-nos agarrados ao sofá, á espera do próximo episódio. E mesmo com momentos que fazem a série parecer um musical (mas com strippers) e momentos em que estamos prestes a resolver tudo e acabamos por baralhar ainda mais os factos, a primeira temporada terminou com um enorme cliffhanger. E juntando isso, á compra da série pela Netflix, só pode melhorar daqui para a frente.

1 Temporada; 13 Episódios

Estado: Segunda Temporada Confirmada

 

  • White Lines (2020)

Texto Depois de encontrarem o corpo de um famoso DJ, 20 anos após o seu desaparecimento em Ibiza, Zoe Walker deixa para trás a sua vida pacata para investigar o desaparecimento e a morte do seu irmão. Ela viaja para Ibiza decidida a desenterrar todos os fantasmas do passado e investigar tudo o que aconteceu por conta própria. Mas rapidamente dá por si num mundo obscuro, decadente e perigoso. E vai ter de confrontar o seu lado sinistro se quer descobrir o verdadeiro responsável pela morte do irmão.

Esta é uma daquelas séries que chegou com toda a força. Primeiro, o seu criador, Álex Pina, foi também responsável por criar Vis a Vis e La Casa de Papel (E se ainda não acham que este homem merece protagonismo por ter 3 séries nesta lista, esperem pela quarta!). Segundo, porque a série estreou em pleno confinamento, com todos trancados em casa. E terceiro, mas não menos importante, a série contava com 3 actores portugueses no seu elenco. É normal que os burburinhos fossem muitos. Mas, infelizmente, a série foi cancelada após a primeira temporada. Ainda assim, vale a pena assistir. Por mais que hajam decisões que não se compreendam, temos de aceitar que algumas histórias foram feitas para ter um princípio, meio e fim. E prolongar muito mais que isso só vai estragar a série…

1 Temporada; 10 Episódios

Estado: Cancelada

 

  • El Desorden que Dejas [A Desordem que Deixas] (2020)

Texto A série, do mesmo criador de Elite, acompanha a ida de Raquel, uma jovem professora de literatura, para o liceu da cidade natal do seu marido. Ela apenas aceita o cargo porque está decidida a salvar o seu casamento. Mas, ao chegar ao povoado,o seu entusiamo acaba por desaparecer. Logo no seu primeiro dia recebe uma mensagem ameaçadora. Ela descobre que está a substituir uma professora que se suicidou semanas antes, e que a sua vida corre perigo. Tudo isto dá início a uma espiral de mentiras e mistérios que vão virar a sua vida de pernas para o ar.

Uma minissérie que vai tirar o fôlego a qualquer um. Devido á sua enorme popularidade, chegou a falar-se na possibilidade da minissérie ter uma segunda temporada. Mas o criador disse que, ao contrário de Elite, criou esta série como minissérie para que pudesse contar a história que tinha para contar em apenas uma temporada. Justificou ainda que uma série baseada num livro, não deve ter continuação. Se o criador da série “13 Reasons Why” também pensasse assim, teríamos poupado algumas horas de vida…

1 Temporada; 8 Episódios

Estado: Terminada

 

  • Sky Rojo (2021)

A mais recente série espanhola da Netflix, Sky Rojo, é a quarta série de Álex Pina presente na Lista! A série de drama policial conta a história de 3 prostitutas que fogem do seu bordel.

Coral, Wendy e Gina. Uma espanhola, uma argentina e uma cubana, respectivamente. O seu objectivo é simples: Fugir do bordel de Romeo e recuperarem a sua tão desejada liberdade. Mas uma fatal sucessão de acontecimentos lança as 3 mulheres, atormentadas pelo passado, numa corrida desenfreada para escapar do chulo e dos seus sicários. No momento em que percebem que juntas são mais fortes, ninguém as poderá parar.

A série estreou em Março na Netflix e conta com nomes como Lali Espósito (Chiquititas) e Miguel Ángel Silvestre (Sense 8 e La Casa de Papel).

 1 Temporada; 8 Episódios

Estado: A Segunda Temporada estreia dia 23 de Julho!

 

Esta é a minha lista de séries espanholas imperdíveis. Não se esqueçam de deixar as vossas opiniões. Que séries é que faltam nesta lista, que séries é que retiravam, e outras séries espanholas que vos tenham deixado presos á televisão.

 

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *