Bajocero mistura terror, suspense e acção num ritmo frenético!

A Netflix continua a apostar em produções espanholas. “Abaixo de Zero” é só mais um filme do país vizinho que chega ao serviço de streaming. Mas não é “só mais um filme”… 

“Abaixo de Zero” começa logo com uma tremenda falha: O título. Uma das partes mais importantes na divulgação de um filme. Mas, mesmo com um título infeliz, o filme consegue surpreender bastante pela positiva. E não, o filme não tem nada a ver com a temperatura. Mesmo que o título o sugira. É verdade que o frio e o gelo são factores importantes na condução do filme. Mas servem apenas como obstáculos para a polícia. E para acrescentar um pouco mais de tensão.

O filme de Lluís Quílez conta a história de Martín, interpretado por Javier Gutiérrez, conhecido pela sua participação em “Assassins Creed”. Um policia que, no primeiro dia de trabalho numa nova delegacia, tem a missão de transportar um grupo de prisioneiros de uma prisão para a outra na companhia de Montesinos (Isak Férriz). Mas, aquilo que é aparentemente uma tarefa simples, acaba por ser um pesadelo para todos.

O filme começa logo de início a demonstrar um departamente cheio de problemas: Falta de manutenção e má organização. Mas é tudo mostrado muito rápido e só nos apercebemos disso quando vemos o filme pela segunda vez. Uma maneira inteligente de justificar a falta de ajuda ao longo de toda a trama.

Sem dúvida que o protagonista é a peça central do filme, e é o seu carisma já conhecido de outras produções que contaram com Javier Gutiérrez (A vida que mereces, Miragem e El Autor) que serve como fio condutor para nos fazer ficar sentados no sofá do início ao fim.

Apesar de não ter um orçamento ao nível de Hollywood que permita criar explosões de carros e mortes mais elaboradas (Porque era impossível serem mais criativas), o filme compensa na criação de tensão. O director foca-se bastante nos pequenos detalhes que nos dão indícios daquilo que está para acontecer. Os plot twists são incríveis. 

Lluís Quílez acerta também no género. Apesar de ser considerado um thriller de acção, vemos vários pontos de suspense e terror. Mesmo quando somos “avisados” pelo realizador a ter atenção a determinado detalhe porque vai correr mal, nós conseguimos ser surpreendidos. Porque, por mais avisos que tenhamos, o enredo imprevisível não nos deixa prever o que vai realmente acontecer. Uma das melhores características de filmes de terror e suspense. 

Em “Abaixo de Zero” não existem polícias e criminosos. Existe bom e mau. E Martín que começa como o “polícia bom” ao lado de Montesinos, o “polícia mau”, acaba por perceber que o seu colega tinha razão quando lhe disse que não se podem seguir todas as regras á risca. Por vezes temos de seguir o nosso instinto e fazer o que é correcto. E vocês, o que faziam no final?

Esta mistura de acção, terror e suspense vale cada minuto do nosso tempo, e deixa uma boa reflexão sobre a ética e a lei. O bom e o mau. O certo e o errado. Os polícias não são perfeitos e os prisioneiros não são monstros.

Um filme fantástico para ver nesta quarentena, uma vez que se passa grande parte dentro do camião blindado que transportava os reclusos. Repleto de sinais de confinamento, o camião é o lugar perfeito para emergir uma experiência claustrofóbica digna de tirar o fôlego e fazer-te roer as unhas.

Este vai directo para a “Lista de Filmes Espanhóis Imperdíveis”. E vocês, o que acharam?


Bajocero
Abaixo de Zero

ANO: 2021

PAÍS: Espanha

DURAÇÃO: 106 min.

REALIZAÇÃO: Lluís Quílez

ELENCO: Javier Gutiérrez, Karra Elejalde, Luis Callejo.

+INFO: IMDb

Bajocero

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *