Boss Level (ou A Volta ao Tempo em 1h40)

UAU! Entretenimento, narrativa coerente, representação proposital, Mel Gibson a dar tudo e mais alguma coisa com a cena e meia que lhe fora focada. Frank Grillo a encher as medidas de forma mais que competente e acção transversalmente divertida.

Boss Level tem no segredo do seu sucesso o enredo consistente sem buracos gritantes que me façam amassar por completo e deitar ao lixo a pretensamente tonta proposta para suspensão de descrença. A história tem pés e cabeça, apesar de altamente condimentada pela interpretação colaborativa do elenco e com aquele molho de manteiga e limão com que é pincelado este penetrante e adornado frango assado.

O filme tem ritmo bem estabelecido, as pausas de esclarecimento expositivo são bem utilizadas. A cinegrafia é barata e os efeitos especiais um tanto ou quanto rasteiros, porém enquadrados e aplicados com muito amor e com noção das próprias limitações.

Por contraste os grandes planos de explosões e sequências de acção parecem ter sido socorridos a um rácio de 70% efeitos práticos e 30% green screen, o que é um bálsamo e tónico nostálgico de rejuvenescimento face a filmes de milhões no orçamento que foram filmados, montados e escritos no mesmo computador de 7500€.

A representação de Frank Grillo como herói acidental que se depara com responsabilidades crescentes à medida de que lhe é revelado o que se passa espelha a experiência deste batido actor de 56 anos sem grande palmarés, mas de currículo sólido e cumpridor de expectativas.

Mel Gibson é igual a si próprio na melhor versão de que temos memória quando nos é apresentado como vilão da trama, que acaba por não o ser quando entendo que a mensagem do filme passa por o indivíduo ser o seu próprio inimigo quando não aproveita a vida e o que esta lhe dá, apenas para ver o tempo passar até ao seu final.

Naomi Watts será discutivelmente a actriz com créditos firmados de estrela-maior de Hollywood neste elenco, no entanto não notei que se tenha divertido num filme que lhe pedia isso, com a sua representação. Quiçá demasiado dramática e com um peso de cena não tão necessário assim, é altamente apreciada quando não surge e enjoativa quando aparece.

Boss Level sai do prato com merecidas 3.5 estrelas e jamais será um filme chato de me deparar com ele na TV eventualmente.


Boss Level
O Último Nível

ANO: 2021

PAÍS: EUA

DURAÇÃO: 154 min

REALIZAÇÃO: Joe Carnahan

ELENCO: Frank Grillo, Mel Gibson, Naomi Watts

+INFO: IMDb

Boss Level

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *