Broker busca o pertencer entre o drama e o bom humor

Broker é um filme complexo. Trata de assuntos pesados, como abandono, tráfico e prostituição. Apresenta-se com drama e sensibilidade, mas usa e abusa de bom humor e descontração. A mistura tonal pode parecer confusa, mas tudo se encaixa com harmonia nesta história de constante melancolia. 

Uma mãe que se arrependeu de abandonar seu filho se une a dois traficantes de bebês para encontrar um casal disposto a pagar uma boa quantia por sua criança, enquanto duas detetives ficam no seu encalço, aguardando o momento certo para fazer a prisão em flagrante. 

Os traficantes; a prostituta; as detetives. Todas personagens riquíssimas movidas por objetivos muito claros, porém dúbios. Há muita determinação em cada uma delas, mas há, também, muitos questionamentos e hesitação. Tais personagens fazem o que fazem pois sentem que isso é o que lhes resta, tendo em vista seu estigma social. É isso, ou deixar-se levar pela inércia da miséria. O objetivo é uma constante busca por um objetivo. Por pertencimento.

Hirokazu Koreeda (argumentista e realizador) conduz seu filme com maestria. Trafegando entre o drama e a comédia, constrói um road movie prazeroso e fácil de se assistir, apesar da temática do enredo. Os dois gêneros escolhidos para contar essa história costumam ser vistos como totalmente distintos, o oposto um do outro. Mas, em Broker, Koreeda entrelaça ambas abordagens com tamanha naturalidade, que se faz difícil desassociar uma da outra. Há dependência nessa relação de atmosferas, um gênero trabalha em função do outro. Há equilíbrio entre a felicidade singela, e a desgraça; a gargalhada, e o escorrer de lágrimas.

Em certo momento, planos nervosos e instáveis invadem esse filme marcado pela firmeza de estabilizadores. Em outro, uma iluminação oscilante demarca o impacto causado pela tensão entre as personagens, desenhando o conflito em tela, de forma a externalizar o que se faz mais interno em cada uma delas. Koreeda sabe como impactar, e sabe quando deve ou não ser sutil para o fazer. Conduz suas cenas com a precisão de quem sabe que aquela não é só a melhor forma de abordar sua história, mas a única maneira de fazê-la com a verdade necessária.

Uma narrativa de ritmo agradável, concebida através de uma realização harmoniosa, que retrata com perfeição a bagunça que nossas vidas podem sustentar. Broker é lindo, e assim é, pois pouco pretende além de ser verdadeiro ao discutir o pertencer. É o que precisa ser, e nada mais.


Broker
Broker

ANO: 2022

PAÍS: Coreia do Sul

DURAÇÃO: 2h 9min

REALIZAÇÃO: Hirokazu Koreeda

ELENCO: Song Kang-ho, Dong-won Gang, Bae Doona

+INFO: IMDb

Broker

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *