“Enola Holmes 2” é suportado pelo carisma de Millie Bobby Brown

Este filme vai levar com todas as críticas do primeiro e mais algumas ainda. A saga continua a ser uma nova versão da história de Sherlock, vista do prisma da irmã (Que nem existe no universo de Sir Arthur Conan Doyle). A premissa é boa, a execução é má.

A continuação mostra uma Enola um pouco mais velha, mas ainda na sombra de Sherlock. A história acompanha o segundo caso oficial da investigadora, que se baseia numa história real ocorrida em 1888. Conhecido como a “Greve das Matchgirls”, a mobilização teve como objectivo denunciar as más condições de trabalho, e o mau trato às funcionárias, na fábrica. A greve foi liderada por Sarah Chapman e foi considerada a primeira acção industrial realizada por mulheres. Parecia apenas um caso de desaparecimento, mas rapidamente Enola vê-se envolvida numa conspiração com transacções fraudulentas, perseguições alucinantes e assassinatos.

Acho que a escolha do caso é o ponto alto do filme que é assumidamente feminista. Mas essa mensagem feminista acaba por ir pelo cano quando amarram Enola ao seu irmão, deixando-a na sombra dele. Millie rouba todas as cenas e a sua performance é notável. A jovem actriz tem uma estrada recheada de sucesso pela frente. Mas o guião não está a seu favor. Ele deixa-a muitas vezes para segundo plano, dando demasiado ênfase ao mito de Sherlock. Sherlock esse que conta com a pior interpretação do personagem no grande ecrã. Muito por culpa de Cavill que interpreta da mesma forma o Geralt, o Clark Kent, e o Sherlock Holmes, embora sejam personagens completamente diferentes e de universos distintos. Confesso que fiquei desiludido porque esperava mesmo que, feitas todas as introduções no primeiro filme, Enola pudesse andar pelos seus próprios pés neste sequela.

O filme acerta em alguns pequenos detalhes como as perseguições, a caracterização de Londres naquela época, guarda-roupa, etc. Mas Enola continua a quebrar a quarta parede para nos dar informações que nos tratam a nós, espectadores, como estúpidos.

Gostava que o terceiro filme, caso seja confirmado, trouxesse uma Enola independente que conquistasse o público apenas com o carisma natural de Millie. Mas duvido que isso vá acontecer. Ainda mais agora, que nos apresentaram o maior vilão de sempre de Sherlock (Na forma de mulher, confesso que não gostei. Não sou fã de mudanças tão radicais em personagens que são mais antigos que nós próprios) e também o seu fiel companheiro, Watson.


Enola Holmes 2
Enola Holmes 2

ANO: 2022

PAÍS: EUA, Reino Unido

DURAÇÃO: 129 min.

REALIZAÇÃO: Harry Bradbeer

ELENCO: Millie Bobby Brown, Henry Cavill, Helena Bonham Carter, David Thewlis

+INFO: IMDb

Enola Holmes 2

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *