Free Guy: O filme de visualização obrigatória!

Free Guy já chegou aos cinemas portugueses e conta a história de um empregado de um banco que ao encontrar o amor da sua vida, descobre que afinal vive dentro de um videojogo e que, ele, tal como todos os seus amigos, não são reais… Indo contra tudo o que é esperado, Guy resolve tornar-se protagonista da sua própria história e decide lutar para salvar o seu mundo. Ryan Reynolds, Jodie Comer, Joe Keery, Taika Waititi e Lil Rel Howery são os protagonistas deste que é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores filmes do ano!

Em primeiro lugar, tenho algumas confissões a fazer…

Confissão número um: Sou totalmente apaixonada pelo Ryan Reynolds. E não, não é por causa do Deadpool, é mesmo por causa do filme A Proposta. Sim, aquele cliché romântico com a Sandra Bullock…. Julguem-me, estão à vontade;

Confissão número dois: Estava com receio de escrever a crítica deste filme. Porquê? Porque não percebo patavina de jogos e estou longe, bem longe de ser uma gamer. Eu era aquela criança irritante que carregava em todos os botões ao mesmo tempo quando jogava Tekken, ou aquela que deixava os seus personagens morrer no Sims;

Confissão número três: Entrei no cinema otimista sobre o filme, não só pelo Ryan mas também pelo Taika, o que até poderia ser um mau sinal tendo em conta o último filme dos dois… alguém se lembra de Lanterna Verde? Pois bem, este filme não tem nada a ver. Presumi que fosse gostar, mas «damn!», não sabia que ia sair do cinema tão entusiasmada, com lágrimas secas no rosto e com vontade de virar gamer.

Realizado por Shawn Levy e com um argumento de Matt Lieberman e Zak Penn, o filme era tudo o que eu precisava e não sabia. Em Free Guy, Reynolds, que dá a vida ao protagonista Guy, representa um dos muitos personagens secundários com os quais nos deparamos em jogos, como, por exemplo, no clássico ‘Grand Thef Auto’, onde esses personagens são simplesmente utilizados para sofrerem todo o tipo de violência gratuita e mais alguma. Vivendo num ciclo constante, Guy executa todos os dias as mesmas tarefas e mesmo que, algumas vezes, questione o porquê de estar sempre a fazer o mesmo só quando se depara com Millie, interpretada por Comer, é que começa a tomar as rédeas da sua vida, causando uma grande revolução no mundo virtual e também no mundo real. Afinal de contas, como é que um boneco começa a ganhar vida?

O filme, que é muito mais do que apenas mais uma comédia de ação, faz-nos refletir sobre o mundo em que vivemos e como sermos os protagonistas das nossas próprias vidas é tão importante. Com uma premissa semelhante ao filme The Truman Show, aqui Ryan Reynolds, tal como Jim Carry, executa na perfeição o papel de alguém que não sabe que o mundo onde vive não é o real. Mas se Reynolds foi brilhante na sua atuação também é importante mencionar a importância de Jodie Comer que, graças ao seu potencial, não caiu no erro de ser “apenas” a protagonista feminina que está ali para ser objetificada pelo olhar masculino.

Quer seja pelos efeitos especiais muito bem conseguidos, pelas referências a outros filmes e jogos que renderam vários momentos hilariantes, pelo timing cómico excecional de Reynolds, pela química dele com Jodie Comer e Lil Rel Howery, ou pelas sátiras ao longo do filme, Free Guy é um ovo Kinder com uma surpresa brilhante lá dentro. Esta carta de amor de Levy – ver filme para perceber referência – foi tão bem conduzida que ao mesmo tempo que nos tira da realidade também nos transporta para ela. Free City pode até ser um mundo virtual, mas foram vários os momentos em que consegui rever a nossa realidade ali explanada.

Ver este filme que é quase, quase perfeito, não é um favor que me vão estar a fazer. Ver este filme de ação, aventura e comédia que me fez derramar umas quantas lágrimas pelo caminho, é, com toda a certeza, uma obrigatoriedade máxima!


Free Guy
Free Guy: Herói Improvável

ANO: 2021

PAÍS: EUA

DURAÇÃO: 1h 55min

REALIZAÇÃO: Shawn Levy

ELENCO: Ryan Reynolds, Jodie Comer, Taika Watiti, Joe Keery, Lil Rel Howery

+INFO: IMDb

Free Guy

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *