June & Kopi não é só mais um filme de cães

Ao ver o trailer de “June & Kopi”, a primeira coisa que pensei foi: Um filme de aventura com cães em que, finalmente, o animal não morria no fim. Confesso que me enganei profundamente. No entanto, não deixa de ser um bom filme para ver em família.

O filme conta a história de June, uma cadela de rua bastante esperta, que é acolhida por um jovem casal que já tinha um pitbull. Mas depressa se conhecem e tornam-se cúmplices inseparáveis. Só havia um problema. June já tinha demonstrado várias vezes não gostar de crianças e agora o jovem casal estava á espera de um bebé.

No meio de tantas travessuras, fica bem claro que June estava disposta a fazer de tudo para proteger a sua amorosa dona Aya (Acha Septriasa), e até mesmo o seu marido Ale (Ryan Delon), que mostra ao longo de todo o filme uma postura hostil em relação á cadela, e uma clara preferência por Kopi. Apesar disso, June continua a fazer de tudo para se integrar na família que a acolheu.

Com o desenrolar da história e o pedido de Aya a June, para que ela tome conta da sua filha, Karin (Makayla Rose Hilli), a cadela e a bebé acabam por criar uma conexão fantástica. Ela acaba por se tornar na melhor amiga da criança, que vê na cadelinha um apoio para todas as situações. Seja para a ajudar a subir as escadas, ou até para fazer os tpc’s de matemática.

Com dois cães e uma criança queridos e engraçados, este filme não poupa na fofice. A realizadora sabe porque é que as pessoas estão a ver o filme, e usa a abordagem necessária para nos manter agarrados ao ecrã. Dando, lá para o meio do filme, um esperado aumento de tensão, que vai subindo gradualmente até ao final.  Mas atenção, o filme não foge da regra. E a realizadora, por falta de ideias, falta de esforço, falta de vontade de fazer algo original, ou mesmo porque talvez tenha sido sempre essa a sua vontade ao realizar o filme: A conclusão é bastante emocionante. 

Confesso que foi o primeiro filme indonésio que vi (Acho eu), mas tenho de dar os parabéns á realizadora, Noviandra Santosa. Ela consegue puxar-nos para ver o filme com um trailer que aparenta ser apenas uma aventura de dois cãezinhos, agarra-nos ao ecrã para acompanhar todas as travessuras dos dois cães e da criança, e depois parte-nos o coração sem dó nem piedade. Mas pronto, já devia estar preparado. Qualquer filme que tenha um cão como protagonista é pretenso a criar uma “forte possibilidade de precipitação” no sofá. 

O filme tem algumas falhas, como o facto de nos dar bastantes exemplos de foreshadowing. Mas até que compreendo uma vez que se trata de um filme familiar e ela pode querer garantir que todos percebam, até os mais pequenos. Mas sendo que a pouca experiência da realizadora é em filmes de terror, fico com um bocado de medo de os ver. Será que ela nos mostra que nos vai fazer saltar antes do salto? Assim não tem graça…

O final, apesar de tudo o que eu já disse, é quase perfeito. Até o pai, que todos vamos amar odiar, vai ter a sua redempção. Confesso que cheguei a desejar que ele traísse a mulher só para explicar o porquê do seu mau feitio e afastá-lo da equação. Mas não. Acabou por ter um final muito mais digno de um filme familiar. Mais um excelente ponto da realizadora, que esperou até ao fim por isso, mesmo estando a “uma pata” de distância.

É um bom filme para assistir em família, mas preparem os lencinhos. Limpar á camisola não vale. Este vai directamente para a nossa lista de [Filmes de Cães que te vão fazer chorar].


June & Kopi
June e Kopi

ANO: 2021

PAÍS: Indonésia

DURAÇÃO: 90 min

REALIZAÇÃO: Noviandra Santosa

ELENCO: Acha Septriasa, Ryan Delon, Makayla Rose Hilli.

+INFO: IMDb

June & Kopi

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *