Otimismo e valor da banalidade: Marcel the Shell with Shoes On é fofo, mas jamais bobo

Marcel the Shell with Shoes On é um mockumentary, ou falso documentário, sobre Marcel, uma jovem conchinha que veste sapatos, e vive sozinha em uma grande casa com sua avó, depois de ter se separado do resto de sua família e amigos. Solitário e cheio de energia, o menino concha se vira com invenções engenhosas para sobreviver na enorme casa de proporções humanas.

O longa, que se deriva de uma série de curta-metragens das quais ainda não conferi, faz uso da mescla entre live-action e animação em stop-motion para dar vida a Marcel e seus semelhantes, e inseri-los no nosso mundo. O resultado deste trabalho é surpreendentemente convincente, pois a conchinha e seus amigos minúsculos são confeccionados por materiais simples e palpáveis, quinquilharias comuns do nosso dia-a-dia.

Ao colocar Marcel em um ambiente totalmente desproporcional ao seu tamanho, a realização, junto da equipe de argumentistas, cria um cenário extremamente desafiador para a pequena concha. Cada pequeno objetivo se torna uma grande e custosa missão para ele, e, com isso, simples conquistas são promovidas a enormes feitos.

Marcel, com todo seu carisma, calor e interminável otimismo, nos conquista fácil e nos leva a refletir sobre o valor das pequenas coisas em nossas vidas. O insignificante e banal, para o pequeno protagonista, é valioso e essencial. Cada pequeno detalhe conta, tudo tem sua devida importância, e é merecedor de cada segundo de sua atenção.

Marcel the Shell with Shoes On é fofo, mas jamais bobo. Entre assuntos como otimismo, perseverança, e o já citado valor da banalidade, o filme também reserva um espaço para discutir desapego e aceitação. A dificuldade de lidar com mudanças, e ter de se habituar a novas realidades é algo que todos nós experimentamos em nossas vidas. Por isso, é fácil se envolver com a comoção sugerida pelo filme, que apresenta seus temas de maneira singela e doce, envolvendo tudo com acolhedora inocência e, paradoxalmente, muita maturidade.

De uma maneira geral, Marcel the Shell with Shoes On pode ser encarado como insuficiente, ou banal. Um filme simples, que pouco pretende e conta quase nada. E ele é isso mesmo. Agora, para se tirar o real proveito proporcionado pela obra, basta estar disposto a abraçar o singelo, e permitir-se menos de vez em quando.


Marcel the Shell with Shoes On
Marcel the Shell with Shoes On

ANO: 2021

PAÍS: EUA

DURAÇÃO: 1h 30min

REALIZAÇÃO: Dean Fleischer-Camp

ELENCO: Jenny Slate, Dean Fleischer-Camp, Isabella Rosselini

+INFO: IMDb

Marcel the Shell with Shoes On

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *