May December surpreende no que diz, no que deixa de dizer, no que sugere, e no que faz sentir

Às vezes, o silêncio fala mais alto que qualquer palavra. May December (Os Segredos de um Escândalo) é repleto de coisas não ditas, angústias presas na garganta e segredos ocultados interna e externamente. As relações são complexas demais para serem resolvidas facilmente, ou sequer serem resolvidas. Nos vemos debruçados em um emaranhado de tensões angustiantes, que intrigam e fascinam.

O que não é verbalizado ganha forma e textura através de gestos. Muito se insinua em May December, portanto há espaço para que o elenco brilhe. Natalie Portman vive a atriz Elizabeth, que passa a participar do dia-a-dia de Gracie, vivida por Julianne Moore, no intuito de estudar para interpretá-la em um filme. Gracie foi protagonista de um escândalo nos anos 90, quando descoberto seu caso com um garoto menor de idade. Apesar das polêmicas, Gracie deu segmento ao seu relacionamento com o menor, formando uma família com o mesmo. Charles Melton interpreta o já formado adulto e jovem pai de família Joe, e fecha o trio de grandes atuações do filme.

Moore é multifacetada. Ora doce, ora trágica, ora ameaçadora. A atriz garante muitas camadas à uma personagem complexa e confusa, que por vezes demonstra ingenuidade, e cuja malícia e manipulação podem ser erroneamente subestimadas.

Melton está ótimo. Seu Joe parece estável e confiante, mas ao decorrer do enredo, percebemos que as aparências podem enganar muito. É incrível como Melton exprime tanto sentimento e intenção dizendo tão pouco. Ao fim do filme sua personagem ganha um maior nível de exposição, de fato, mas é quando sugere ao invés de verbalizar que o ator mostra seu real valor. Podemos entender tudo o que passa por sua cabeça apenas ao encarar seus olhares, posturas e hesitações.

Portman, essa custou a me conquistar. De início, senti imensa pretensão e exagero na presença de sua Elizabeth, mas logo percebi que tal composição faz completo sentido por se tratar de uma renomada atriz, portadora de um ego tão grande quanto seu próprio talento. É difícil ler Elizabeth, nunca conseguimos entender por completo suas intenções. Portman é perfeita ao atuar como uma atriz que atua constantemente, mesmo fora de set.

O elenco é incrível, e juntos os atores constroem dinâmicas desconfortáveis que garantem muita tensão ao filme. Mas há outro elemento importantíssimo para a manutenção da atmosfera de May December: a fantástica banda sonora. Nos primeiros momentos do filme, acompanhamos cenas comuns do cotidiano, seja um almoço em família, ou uma viagem de carro. Todavia, já antecipamos que algo nebuloso e preocupante nos espera, e isso se deve ao denunciador uso das músicas em cena. Vemos cenas que parecem ser comuns e tranquilas serem inundadas por faixas nervosas, compostas com um intenso uso de pianos que nos induzem a esperar de tudo: drama, suspense, e terror. May December se confunde no que é, no bom sentido, e nunca deixa claro onde exatamente deseja ir. Certamente não esperava que pudesse ser amedrontador.

A forma e a temática conversam perfeitamente. A realização de cena de Todd Haynes é tranquila e contida, mas os elementos sonoros são intensos e preocupantes. As personagens funcionam da mesma forma, aparentemente controladas e resolvidas, mas internamente instáveis, e por isso é interessantíssimo acompanhar o florescimento das angústias que posteriormente fazem do texto de May December mais verbais, ainda que nunca perca sua belíssima e angustiante sutileza.

May December surpreende no que diz, no que deixa de dizer, no que sugere, e no que faz sentir. É uma obra de notável complexidade textual e sensorial, que impressiona com uma sólida composição de universo, e brilhantes atuações de seu elenco. Um excelente filme.


May December
May December: Segreos de um Escândalo

ANO: 2023

PAÍS: EUA

DURAÇÃO: 1h 57min

REALIZAÇÃO: Todd Haynes

ELENCO: Natalie Portman, Julianne Moore, Charles Melton

+INFO: IMDb

May December

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *