Penteados extravagantes, ego e sangue fazem de Medusa Deluxe um mistério dramaticamente cômico

Extravagância, vaidade, ego e sangue. Medusa Deluxe explora um universo competitivo de muita hostilidade, que é tremendamente abalado quando a violência chega ao ápice de gerar uma vítima fatal. Entre penteados grandiosos, quilos de maquiagem, e um escalpo, o envolvente filme constrói uma narrativa intrigante de mistério, drama e, ouso dizer, comédia.

Em um plano sequência que dura toda a rodagem do longa, Medusa Deluxe passeia entre os corredores de um prédio que serve como sede para uma competição de cabeleireiros. Acompanhamos as personagens lado a lado, como uma presença invisível, que as persegue e pula de uma companhia para a outra, como quem procura, ao investigar diferentes esferas daquele universo, por respostas acerca de todo o caos causado pela morte trágica de um dos participantes da competição. As personagens, assim como nós, estão confusas e desorientadas, então, não é difícil ser absorvido pela atmosfera do filme. O ambiente, apesar de qualquer fatalidade, é tóxico e agressivo, o que faz com que, mesmo estando entre os seus, todos se sintam constantemente ameaçados.

Todos em Medusa Deluxe são excêntricos e egocêntricos. Relações aparentemente amigáveis existem entre as personagens, mas existe também a irremediável desconfiança de quem vive em um meio competitivo em que a glória e o glamour falam mais alto do que qualquer coisa. A sinceridade é naturalmente limitada, todos têm segredos a guardar. Logo, com a ocorrência de um aparente assassinato, a costumeira hostilidade indireta dá lugar a um clima muito real de completo perigo.

E para a manutenção dessa atmosfera paranóica, é claro que é exigido um ótimo trabalho do elenco, e em relação a isso, não há desapontamentos. Todos estão muito bem em seus papéis, contribuindo com toda sua dualidade para a tensão dramática e cômica de Medusa Deluxe. Destaque para Clare Perkins, que vive a cabeleireira Cleve. Sua composição é enérgica, e enche a tela com uma expansiva, carismática e ameaçadora profissional da moda. Os melhores momentos do filme, certamente acontecem com ela em cena.

À esquerda, Lilit Lesser, que vive Angie. À direita, Clare Perkins, que vive Cleve.

A veia dramática e tensa do filme é óbvia, mas acho que devo esclarecer de onde vem a comédia. Para mim, alguém que não compreende direito sentimentos excessivos de obsessividade ou egocentrismo, ver tantas personagens se envolverem em conflitos tão intensos e drásticos em nome do reconhecimento em uma competição que aparentemente é capaz de justificar sua superioridade em relação aos seus colegas de profissão, e inflar ainda mais seu enorme ego, é extremamente cômico.

E, é claro, há cabelos e maquiagens  fabulosos em Medusa Deluxe. Com a temática que o filme carrega, tal aspecto é de excelência obrigatória, mas é impossível discorrer um texto sobre ele sem ressaltar tal aspecto. Os trabalhos dos estilistas de cabelos são exagerados, grandiosos e chamativos, tal qual suas personalidades de vaidade transbordante. Os penteados são tão comicamente extravagantes quanto os donos das mãos cheirando a laquê que os preparam.

A arte criada é linda, as personalidades por trás dela são excêntricas, e as consequências do choque entre as mesmas são violentas. Medusa Deluxe é envolvente, intrigante e divertido. Um mix entre drama, mistério e comédia que te absorve com sua fotografia e realização intimamente conectadas às complexas personagens que circulam os corredores de um prédio repleto de hostilidade e segredos selados com sangue.


Medusa Deluxe
Medusa Deluxe

ANO: 2022

PAÍS: Reino Unido

DURAÇÃO: 1h 41min

REALIZAÇÃO: Thomas Hardiman

ELENCO: Clare Perkins, Kayla Meikle, Lilit Lesser

+INFO: IMDb

Medusa Deluxe

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *