See How They Run sabe a pouco

Os whodunnit voltaram a estar na moda. Não há como negar! Com Knives Out de Rian Johnson, auxiliado pelo regresso de filmes com a personagem de Hercule Poirot pelas mãos de Kenneth Branagh, o género está numa fase de ressurgimento. See How They Run é uma das novas apostas no género, mas fá-lo com uma toada menos séria e bastante mais cómica. Para ajudar a contar mais uma história onde procuramos desvendar quem matou quem, Tom George trouxe-nos um fortíssimo elenco composto por nomes como Saoirse Ronan, Sam Rockwell, Adrien Brody, David Oyelowo e Ruth Wilson, entre outros.

Na história passada nos anos 50, a morte de um realizador norte-americano em Londres, que tinha em mãos a adaptação para o cinema de uma famosa peça de teatro, leva a que uma dupla de investigadores tente juntar as peças de um puzzle que irá permitir desvendar quem está por detrás daquele assassinato. Sam Rockwell encarna Stoppard, o inspetor sénior, alguém que à partida parece pouco interessado no caso – o que ele mais parece querer é beber em bares… – mas que vai observando o que se passa à sua volta, enquanto Ronan é Stalker, uma polícia a aprender que ainda nem passou os seus exames finais e que é alguém fanática por filmes e que parece pouco preparada para a função.

Há cenas boas aqui. Há uma cena no teatro quase no final do 2º ato que é um dos pontos altos do filme, muito bem elaborada e construída. Algumas tiradas de humor resultam e a maioria das atuações convencem, como seria de esperar deste leque de atores. A edição também é um dos pontos fortes, com recurso a algumas interessantes técnicas, seja como nos apresenta alguns elementos, seja quando divide o ecrã para nos dar diferentes perspetivas, ou simplesmente quando não nos deixa adormecer, tentando manter o ritmo de um filme que, por vezes, nos deixa bem mais aborrecidos do que deveria. Isto porque, apesar de tantas vezes nos dizer o contrário, quase tudo o que o mesmo faz é pouco original e, acima de tudo, pouco convincente. Vá, juntem lá todos numa sala e digam que é o nosso culpado.

De uma forma geral a ação torna-se pouco interessante, as já referidas tiradas de humor que resultam são a exceção e tudo o que vemos em cena será rapidamente esquecido por todos nós. E até provavelmente pelos atores do filme. No final, a conclusão embora não seja algo super previsível, também não é suficientemente satisfatória porque o filme deu-nos muito pouco para nos importarmos com o que descobrimos.

Como a maioria dos whodunnit – ainda para mais com este elenco! – See How They Run tem algumas cenas bem conseguidas e pode até servir para passar o tempo. No entanto, a sensação que tenho é a de que amanhã isto tudo estará tão presente na minha memória quanto a sandes de presunto que comi ao lanche umas horas antes.


See How They Run
See How They Run

ANO: 2022

PAÍS: EUA

DURAÇÃO: 98 minutos

REALIZAÇÃO: Tom George

ELENCO: Saoirse Ronan; Sam Rockwell; Adrien Brody; David Oyelowo; Ruth Wilson

+INFO: IMDb

See How They Run

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *