“Slumberland” (Ou a arte de passar mais tempo a dormir do que acordado)

Depois do seu pai, Peter (Kyle Chandler), morrer no mar, a vida da jovem Nemo (Marlow Barkley) muda completamente. Ela vai viver com o seu bem-intencionado, mas totalmente desajeitado, tio Phillip (Chris O’Dowd). A sua nova escola e rotina são desafiadoras, mas ela descobre um mapa secreto para o mundo dos sonhos de Slumberland, que a conecta a Flip (Jason Momoa), um fora-da-lei rude, mas adorável, que se torna no seu parceiro e guia na aventura. Rapidamente a dupla excêntrica encontra uma incrível jornada, atravessando sonhos e fugindo de pesadelos, e Nemo começa a ter esperança de voltar a ver o seu pai novamente.

O filme, que é baseado na banda desenhada de Winsor McCay, apresenta-nos uma aventura num universo imaginário. Francis Lawrence (Realizador conhecido por “Hunger Games”) tenta balancear o sonho e a realidade, disfarçando questões importantes numa simples aventura infantil.

Um dos grandes problemas do filme é que ao lidarmos com mundos imaginários a criatividade tem de ser um requisito mínimo. E “Slumberland” é apenas mais do mesmo. É um filme muito limitado na questão da criatividade e na construção do mundo dos sonhos. Nunca deixa de ser um filme bom para se ver em família, mas também nunca será relembrado. Limita-se ao meio termo.

Todos os personagens são muito bem construídos, com especial atenção para o Tio Phillip (Chris O’Dowd), um homem que se limitou a crescer, esquecendo a sua infância, ou quem um dia foi. Um tio “chato”, que apenas se dedica ao trabalho, mas que um dia já foi um tremendo aventureiro sem medo de explorar o mundo. É impossível ver este filme sem comparar o personagem com alguém que conhecemos.

O ponto alto do filme é mesmo a mensagem que passa. A depressão pós-luto disfarçada de uma maior vontade de passar mais tempo a dormir do que acordados. Porque, quando fechamos os olhos, tudo é possível. Entramos num mundo só nosso. E lá, nesse sitio onde nem a morte nos consegue separar de quem amamos, podemos ser felizes. Mesmo que momentaneamente. Mesmo sabendo que, mais tarde ou mais cedo, teremos de acordar. E teremos de enfrentar a triste realidade que as pessoas que amamos já não vão voltar.

“Slumberland” é uma aventura cativante, imperfeita mas intelectual, que está longe de ser um sucesso. Mas isso não nos impede de aproveitar um bom serão de entretenimento em família com direito a uma mensagem muito forte.


Slumberland
Slumberland

ANO: 2022

PAÍS: EUA

DURAÇÃO: 117 min.

REALIZAÇÃO: Francis Lawrence

ELENCO: Jason Momoa, Marlow Barkley, Chris O'Dowd

+INFO: IMDb

Slumberland

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *