Strange Way of Life: amizade, amor e injustiça

Dois homens amarguradamente reprimidos, unidos, mas também separados, por dividirem fortes sentimentos um pelo outro. Pedro Almodóvar (realizador e argumentista) nos leva até o velho oeste para contar uma história de amor frustrada por anos de distância e negação, impostas pela certeza da incompreensão e hostilização que tal amor é capaz de causar.

Em contraste à típica paleta de cores vivas e chamativas do cinema de Almodóvar, a condução de Strange Way of Life (Estranha Forma de Vida) é sutil, seja em seu texto, ritmo, edição, ou realização. A duração do filme é curta, mas a química entre Silva (Pedro Pascal) e Jake (Ethan Hawke) é perfeitamente transmitida através de gestos, ternuras e confrontos. Uma grande amizade, capaz de esquentar com qualquer fagulha de desejo, mas que, tão rápido quanto estoura em tesão, se apaga, cobrindo de terra tudo o que há de bonito entre os dois. Sua história, é a história de um amor que nunca pôde, nem poderá ser. Seja pela incapacidade dos outros compreenderem, aceitarem e respeitarem sua estranha forma de vida, ou seja pela própria incapacidade de lidar com isso.

Se há algo de negativo em Strange Way of Life, é o fato de não podermos passar mais tempo com Jake, Silva, e seu conturbado relacionamento. Sinto que há muito mais o que explorar no universo do filme, e é uma pena que passemos tão pouco tempo por lá. Intrigas; carinhos; desejos repreendidos; hesitação. A dupla de amigos e amantes é dona de uma jornada emocional digna de um épico romance “proibido”.

Aos olhos dos outros, e do que se entende por natural, Silva e Jake levam uma vida estranha. Tal visão limitada os força a viver injustamente. Uma injusta forma de vida.


Strange Way of Life
Estranha Forma de Vida

ANO: 2023

PAÍS: Espanha, França

DURAÇÃO: 31min

REALIZAÇÃO: Pedro Almodóvar

ELENCO: Pedro Pascal, Ethan Hawke, Manu Ríos

+INFO: IMDb

Strange Way of Life

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *