É assim que se faz uma adaptação de videogames para o cinema! The Super Mario Bros. Movie (Super Mario Bros. O Filme) é tudo o que um filme do Super Mario precisa ser: é leve, divertido, cheio de cores, fofura, ação frenética, personagens carismáticas e muita, mas muita bobagem.
A sensação de assistir a esta versão cinematográfica do Super Mario é muito semelhante a de jogar os jogos da franquia: poucos minutos após dar play e começarmos nossa jornada, já estamos completamente encantados e envolvidos com todo o universo do encanador bigodudo. Toda a magia presente nos games é transportada para as telonas com muita fidelidade e carinho.
Sejam os cenários repletos de cores, elementos criativos, como fauna e flora que se confundem e se tornam um só, ou a banda sonora que retrabalha as icônicas e inconfundíveis músicas tema da franquia. O carisma que nos conquista há gerações nos videogames é traduzido com muita competência nesta produção da Illumination.
Mesmo mecânicas de jogo são bem representadas em The Super Mario Bros. Movie. Dos clássicos power-ups, às fases da era dos jogos 2D: Mario não utiliza de seus símbolos icônicos apenas como meros fan-services desnecessários, e sim como ferramentas narrativas para movimentar sua trama. É claro que alguns desses elementos são apresentados e desenvolvidos com finalidades bobas, como no momento em que, ao correr de Kart pela saudosa Rainbow Road, Mario passa pelos três diferentes níveis de drifting, representados respectivamente pelas cores azul, dourado, e roxo, para atingir o ponto de ganhar um impulso explosivo. Tal apelo visual pode parecer desnecessário, mas, além de prestar homenagem à saga de derivados da franquia, Mario Kart, o detalhe soma à já excelente carga de ação apresentada pela obra, e se justifica ao resolver com criatividade e simplicidade os conflitos apresentados na sequência.
E quanto às personagens do filme, que grande acerto. Nos jogos, tais personagens já são extremamente carismáticas, mesmo sendo compostas por personalidades que não passam de fofos bordões. Agora, em seu mais novo filme, Mario, Luigi e companhia recebem substância e qualidades suficientes para encantar e contagiar os públicos de todas as idades. Os maiores destaques ficam para a Princesa Peach e o vilão Bowser. Peach já vinha se mostrando muito mais do que a donzela indefesa dos primeiros jogos da franquia em lançamentos mais recentes, mas aqui isso é elevado a outro patamar. Peach é de longe a personagem mais poderosa, inteligente e capaz de todo o filme. Quanto ao Bowser, que vilão fantástico. Dramaticamente apaixonado pela princesa, e extremamente impiedoso e cruel, o rei dos Koopas é pura galhofa. Sua presença é ameaçadora e demonstra apenas com seu visual o tamanho de seu poder, mas suas ambições românticas estão sempre lá para nos fazer lembrar de que se trata de um filme do Mario, e que bobagens e descontração são tudo o que podemos esperar disso.
Em relação ao trabalho de voz prestado originalmente para o filme, não sou capaz de comentar, pois assisti à versão dublada em português brasileiro. Assim, infelizmente, ainda não posso dar minha opinião em relação ao famigerado trabalho de Chris Pratt como Mario. Todavia, posso afirmar que a versão brasileira do filme beira a perfeição. Extremamente bem sincronizada e com um elenco de vozes muito bem escolhido, a dublagem de The Super Mario Bros. Movie é tão excelente, que temo preferir esta versão à original em inglês, ao final de contas.
Agora, para não dizer que apenas rasguei elogios ao filme, devo citar meu único problema com ele. The Super Mario Bros. Movie começa seu enredo no mundo dos humanos, no nosso universo, para depois transportar Mario e seu irmão Luigi para o Reino dos Cogumelos, onde toda ação se desdobra. Em seu primeiro momento, antes da dupla de irmãos fazer sua viagem para o mundo mágico da Princesa Peach, tudo flui perfeitamente bem, sem nenhuma pressa. Porém, ao se perderem no universo super colorido e perigoso do Reino dos Cogumelos, o argumento acelera e avança sua narrativa de forma quase superficial. Tudo acontece muito rápido a partir daqui. The Super Mario Bros. Movie certamente se beneficiaria de cerca de quinze, talvez dez minutos extra para desenvolver melhor certos conflitos e relações entre personagens.
Entretanto, tal questão não chega a ser um grande empecilho ao filme, e não afeta de maneira significativa a divertidíssima experiência de se assistir ao Mario dando seus saltos na tela do cinema. The Super Mario Bros. Movie é a essência quase pura dos jogos do Super Mario, uma adaptação muito digna deste que é o maior símbolo mundial dos videogames. Bobo, colorido, e cheio de carisma: o filme do Super Mario é puro amor ao material original, e carinho ao público.