The Little Things

Em The Little Things, “o diabo está nos detalhes”

The Little Things era um dos filmes mais esperados de 2021, muito provavelmente pelo seu elenco que era composto por três grandes nomes do cinema da actualidade: Denzel Washington, Rami Malek e Jared Leto (Todos eles vencedores de prémios de Academia). Mas confesso que depois de “desastres” como “Cold Pursuit” (Liam Neeson) e “Force of Nature” (Mel Gibson), filmes com “nomes grandes” no elenco principal que me desiludiram bastante, que já não tendo a criar tantas expectativas. Ainda mais depois de ter lido tantas criticas menos positivas em relação a este filme. E, talvez por isso, me tenha surpreendido bastante. O filme não é perfeito. Nem dos melhores que já vi. Longe disso. Mas não deixa de ser um filme interessante e que nos prende do início ao fim, para no fim não nos levar a lado nenhum.

The Little Things é um thriller policial, dirigido por John Lee Hancock, que nos conta a história de um policia adjunto do condado de Kern, Joe Deacon “Deke” (Denzel Washington). Joe é um antigo detective de homicídios em Los Angeles, que foi expulso devido á sua obsessão com um caso (Que levou ao seu divórcio, á suspensão da policia e a um enfarte), acabando a resolver pequenos delitos em Kern. Após ser enviado a Los Angeles para recolher provas para um julgamento, ele acaba por encontrar alguns amigos e antigos colegas, mas também o novo detective que ocupou o seu lugar: Jim Baxter (Rami Malek). 

Depois de descobrir de quem se tratava, Jim convidou Deke para ir com ele até ao mais recente local de crime. E é lá que Deke encontra várias semelhanças com o caso que deixou em aberto anos antes e volta a deixá-lo obcecado. Pede férias e começa a investigar por conta própria. Mas sempre num clima de parceria com Jim, o detective que estava á frente do caso, que desobedeceu ás ordens do seu superior para se afastar de Deke se não quisesse perder tudo assim como ele. Mas Jim, impressionado com os instintos de Deke e a sua atenção aos pequenos detalhes, envolve-se com ele numa caça ao principal suspeito, Albert Sparma (Jared Leto), sem saber que a investigação está a desenterrar ecos do passado de Deke, revelando segredos perturbadores.

O filme passa-se nos anos 90 e, assim como o último filme de John Hancock (The Highwaymen) que se passa na década de 30, o realizador voltou a ter atenção redobrada aos “pequenos detalhes” como a roupa usada na época, os carros, as lojas, etc.

Mas Hancock falhou. E a atenção ao detalhe, e a competência técnica, não chegam para tornar este filme num filme grandioso. Para além de preencher o filme com demasiada “palha”, que ocupa grande parte das mais de 2 horas de duração, ele falha ao aprofundar os personagens. Porque não basta ter um grande nome a interpretar uma personagem se ela não se desenvolver por si mesma. Denzel Washington bem tenta dar a volta á situação, e a sua personagem acaba por ser a mais bem explorada de todas, mas ainda assim faltava um pouco mais acerca do seu passado. Rami Malek, apesar de uma grande interpretação de um detective que fica á beira da loucura, acaba por ser demasiado ofuscado por toda a “palha” que Hancock acrescenta ao filme, não deixando o actor brilhar mais. E Jared Leto é o personagem mais carismático de todos. Um completo psicopata que nos faz desejar entrar numa das cenas do filme só para lhe dar uns murros naquela cara sorridente. Ainda assim o enigmático personagem podia ter sido muito melhor explorado. Afinal, acabamos o filme sem saber quem ele era realmente… 

Mesmo com alguns trunfos na manga guardados para o final, sobram algumas falhas por explorar. Mas, assim como o personagem de Jared Leto disse durante o filme, “o diabo está nos detalhes”.

 



As Pequenas Coisas

ANO: 2021

PAÍS: EUA

DURAÇÃO: 128

REALIZAÇÃO: John Lee Hancock

ELENCO: Denzel Washington, Rami Malek e Jared Leto

+INFO: IMDb


Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *