Water Man” aborda temas pesados na perspectiva de uma criança!

“The Water Man” centra-se em Gunner Boone, um jovem que se muda com os seus pais para Pine Falls. E nenhuma mudança é fácil, mas essa tem tudo para ser ainda mais difícil. Ele tem uma relação difícil com o pai, que muitas vezes descarrega as suas frustrações no filho, e a sua mãe está num estado avançado de leucemia. Enquanto investiga mais sobre a doença da mãe, Gunner descobre uma lenda urbana local sobre um ser que é conhecido por ter o segredo da imortalidade: Water Man!

Sem as cicatrizes que todos carregamos na “vida adulta”, as crianças olham para o mundo de uma maneira muito mais mágica. Acreditam que tudo é possível, mesmo as missões mais arriscadas. E Gunner, convencido que Water Man é a única pessoa capaz de ajudar a sua mãe, aventura-se pela floresta desconhecendo todos os perigos que vai enfrentar.

O meu primeiro destaque é, sem dúvida, a realização de David Oyelowo. O já conhecido actor estreia-se em grande estilo na cadeira de realizador. Ele conseguiu criar um filme de drama com uma temática delicada, disfarçado de uma aventura para toda a família. E acertou em cheio! Houve, inclusive, algumas partes que me fizeram suspeitar que estava a ver um filme de ficção científica. Mas estava enganado. 

Quero destacar também a escolha (extremamente) acertada do elenco. E não me refiro apenas aos nomes “grandes” do elenco, como Rosario Dawson ou Alfred Molina. Refiro-me mesmo á escolha de cada actor para um personagem. Oyelowo (Realizador) também teve espaço para interpretar o pai de Gunner, com toda a frieza necessária. E não posso deixar de destacar os dois protagonistas: Amiah Miller e Loonie Chavis! Dois nomes completamente desconhecidos para mim, que brilharam nos seus papéis.

De forma geral é um filme com um enredo bastante simples que, muitas vezes me lembra do filme “Bridge to Terabithia”, e tem tudo para poder agradar a miúdos e graúdos. Como eu já referi anteriormente, é um filme para toda a família! Mas não se deixem enganar pela sua simplicidade, porque o filme ainda vai fundo na sua abordagem a temáticas complexas como a imortalidade, a doença, a morte, e a perspectiva de uma criança dentro de um panorama negro. 

Infelizmente, num ponto de vista geral, o filme não tem margem para muitas surpresas. E acaba por oferecer uma história com poucos riscos. Mesmo acrescentado um bom twist na recta final, que acrescenta algum perigo á aventura de
Gunner, tendo em conta todo o desenrolar da história, parte-se do principio que vai correr tudo bem. Ou seja, sem dar spoilers, o filme é (em alguns aspectos) idêntico a “Bridge to Terabithia”, mas sem o final de cortar o coração…


The Water Man
O Homem da Água

ANO: 2021

PAÍS: EUA

DURAÇÃO: 91 min.

REALIZAÇÃO: David Oyelowo

ELENCO: Rosario Dawson, Alfred Molina, Loonie Chavis

+INFO: IMDb

The Water Man

Previous ArticleNext Article

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *