Carisma, carisma e mais carisma em tick, tick… BOOM!

A parceria de Lin-Manuel Miranda (realizador) e Andrew Garfield (protagonista) não podia ter outro resultado senão carisma, carisma e mais carisma! Com um ritmo muito envolvente, tick, tick… BOOM! entrega um musical biográfico cheio de coração, com um equilíbrio perfeito entre a dramaticidade comovente e a espontaneidade convidativa que a história do início de carreira de Jonathan Larson (1960 – 1996) pede. 

Tick, tick… BOOM! é um ótimo exemplo de que existem distintas formas de se contar uma história. Jonathan Larson é um talentoso compositor musical que sonha em fazer carreira no mundo da arte. Sem sucesso com suas obras e passando por dificuldades financeiras, Jonathan é oprimido pelo constante ritmo do tempo, que corre de forma injusta, consumindo de si sua energia e juventude como um predador voraz. O caminho fácil para esse longa seria apostar em um melodrama, mas Lin-Manuel decidiu ousar ao construir um filme divertido e visualmente cativante, recheado de uma edição criativa, que usa e abusa de floreios visuais, além de números musicais que vão do espontâneo e realista ao exagerado e lúdico de forma satisfatoriamente natural. O que se recebe, ao final de tudo, é uma obra sobre crise de idade e ansiedade respeitosamente calorosa, que sabe ser dramática na medida certa, e nos conforta como um abraço quentinho.

Talvez tick, tick… BOOM! seja assim tão agradável de se assistir, por ser extremamente relacionável. A vida adulta é difícil: somos pressionados por responsabilidades mil, que nos consomem e fazem do nosso tempo, antes excessivo e inesgotável, insuficiente. A autocrítica nos domina e cria a interminável sensação de tempo desperdiçado, privando-nos de gozar apropriadamente dos momentos de lazer e dos afetos sociais necessários para a manutenção de uma saúde mental instável. Lin-Manuel e Garfield fazem do seu filme não só um tributo à genialidade de Jonathan, mas também uma mensagem carinhosa e confortadora a todos aqueles que compartilham das suas ansiedades. O produto de tanto carinho é um filme sensível, carismático e necessário.


tick, tick... BOOM!
tick, tick... BOOM!

ANO: 2021

PAÍS: EUA

DURAÇÃO: 1h 55min

REALIZAÇÃO: Lin-Manuel Miranda

ELENCO: Andrew Garfield, Alexandra Shipp, Robin de Jesus

+INFO: IMDb

tick, tick... BOOM!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.