Turma da Mônica: Lições é grande evolução em relação ao seu antecessor

Turma da Mônica: Lições chega até nós três anos após o lançamento do primeiro filme da franquia, Turma da Mônica: Laços, com diversos desafios a enfrentar. Lições é a sequência de um filme de sucesso, assim como é a adaptação de um quadrinho renomado. Então, a expectativa passa de uma mera cobrança à fidelidade à obra original, como no primeiro filme, e ganha a missão extra de fazer jus ou superar a qualidade do seu antecessor.

Para uma sequência funcionar, deve-se ter em mente que, antes de pensar em aumentar o escopo do que já vimos anteriormente, devemos priorizar a evolução das personagens e universo já estabelecidos. Além disso, é importante entender o que funcionou ou não no filme original e decidir o que levar a diante na franquia. 

Laços foi, sem dúvidas, um grande sucesso, mas passou longe de ser unanimidade de público e crítica. Mudanças no tom em relação à obra original e algumas liberdades em relação à trama não agradaram a todos. Então, era de se esperar que Lições buscasse uma maior fidelidade de tom e narrativa. E é a partir dessa expectativa que o filme surpreende e cria seu maior triunfo.

Turma da Mônica: Lições traz, sim, mais do clima melancólico presente nos quadrinhos que Laços, mas não só não abre mão da descontração do primeiro filme, como vai mais longe na liberdade criativa e se distancia ainda mais do texto original que seu antecessor. A diferença é que agora essas mudanças não foram feitas no intuito de alterar o tom da adaptação, mas sim de trazer mais profundidade às suas personagens e conectar subtramas do texto original para sustentar a narrativa de um longa-metragem.

O que há de mais essencial para a história continua lá: o acidente que dá início ao conflito da trama, as medidas extremas tomadas a partir disso, e como as imperfeições do grupo de amigos são postas à prova com a situação. O que muda é para onde vamos a partir daí.

Vemos, por exemplo, o drama de enfrentar a mudança de escola e o distanciamento dos amigos ser aprofundado com doses de insegurança e fobia social. Ou, também, a compulsividade alimentar encontrar sua motivação na ansiedade. Tudo que vem de novo ou diferente nessa adaptação é justificado em prol da evolução e enriquecimento das personagens, além da consolidação da estrutura narrativa.

Essas mudanças acabam por tirar o peso dramático do arco de uma personagem, o Cascão, que aqui tem uma conclusão de conflito mais contida. Mas, no geral, tais alterações só fazem agregar, e cumprem bem seu papel de inserir novas personagens ao enredo. Afinal, deve-se priorizar a evolução da narrativa em geral, mas uma vez que isso for conquistado, a adição de novos elementos para elevar o escopo da produção são muito bem vindos!

E por falar em novas personagens, é incrível como cada uma tem seu papel muito bem estabelecido aqui. Todos rostos conhecidos das revistinhas invadem a história com propósito e impacto devidamente pensados, só fazendo agregar à qualidade do produto final. O argumento é muito criativo e usa as peculiaridades de cada uma delas de forma extremamente inventiva e divertida.

Talvez o único aspecto negativo do filme seja a expositividade de algumas linhas de diálogo que externalizam demais os subtextos do argumento. Tal abordagem já era esperada, tendo em vista o costume ocidental de subestimar o público infantil, mas, felizmente, as qualidades de Lições são tão expressivas, que essa fragilidade textual não chega a atrapalhar a experiência final.

E o que temos, afinal, é um filme lindo, que entende totalmente o que realmente é e demonstra no tratamento das suas personagens que ama a história que quer contar e respeita o pesado fardo do legado que carrega. Turma da Mônica: Lições é superior em tudo em relação ao seu antecessor, é um excelente exemplo de como trabalhar uma adaptação, e empolga o suficiente para garantir a antecipação de qualquer produção que possa surgir a partir daqui.


Turma da Mônica: Lições
Turma da Mônica: Lições

ANO: 2021

PAÍS: Brasil

DURAÇÃO: 1h 37 min

REALIZAÇÃO: Daniel Rezende

ELENCO: Giulia Benite, Gabriel Moreira, Laura Rauseo, Kevin Vechiatto, Mônica Iozzi, Paulinho Vilhena

+INFO: IMDb

Turma da Mônica: Lições

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *