O 80º Festival de Cinema de Veneza está prestes a ter uma edição bem diferente do habitual. É provável que as grandes estrelas de Hollywood não compareçam ao evento devido à greve em curso da SAG-AFTRA (que também os impede de promover filmes), mas isso não impediu a organização do evento de montar um programa que certamente fará com que os participantes se apressem para comprar os seus bilhetes. Houve alguma preocupação de que títulos de grande destaque seriam retirados do festival após a greve, mas até agora, o único filme removido foi Challengers, de Luca Guadagnino.
Os filmes programados para estrear no festival vêm de alguns dos maiores nomes da indústria cinematográfica. David Fincher vai estrear o seu novo thriller The Killer, e a muito esperada cinebiografia Ferrari, dirigida por Michael Mann, também será exibida no festival, assim como Priscilla, de Sofia Coppola. Ava DuVernay fará história no festival como a primeira realizadora negra a competir pelo Leão de Ouro na categoria principal do evento com o seu novo filme Origin, que também é a sua primeira longa-metragem em cinco anos.

Maestro tem Bradley Cooper como realizador e o próprio viverá o famoso compositor Leonard Bernstein, que escreveu música para filmes lendários como West Side Story e On the Waterfront. Outros realizadores de peso incluem Ryûsuke Hamaguchi com Evil Does Not Exist, Luc Besson com Dogman, e a segunda colaboração de Yorgos Lanthimos com Emma Stone (La La Land) em Poor Things.
Fora da competição principal, o Festival de Cinema de Veneza também apresentará novos filmes de outros realizadores aclamados, como J.A. Bayona (Society of the Snow), Wes Anderson (The Wonderful Story of Henry Sugar), William Friedkin (The Caine Mutiny Court-Martial) e Richard Linklater (Hitman). Com Challengers removido da programação, o filme Comandante, do realizador italiano Edoardo De Angelis, será a obra de abertura.
O júri do festival também está repleto de realizadores de renome: é liderado pelo presidente Damien Chazelle (La La Land), acompanhado por Jane Campion (The Power of the Dog), Martin McDonagh (The Banshees of Inisherin), Mia Hansen-Løve (Bergman Island) entre outros.
O 80º Festival de Cinema de Veneza acontecerá de 30 de agosto a 9 de setembro e não estará isento de polémicas, pois realizadores como Woody Allen e Roman Polansky também levarão os seus novos filmes ao festival…