Todos os Óscares em Todo o Lado ao Mesmo Tempo

E fez-se história. O favoritismo de Everything Everywhere All At Once revelou-se esmagador e o filme não se limitou a vencer na categoria principal. Ganhou tudo, em todo o lado ao mesmo tempo.

O filme da produtora A24 já era o grande favorito a vencer filme e realização, mas acrescentou vitórias em várias áreas onde era um dos mais fortes candidatos, mas onde não era uma certeza. Filme, Realização (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), Atriz (Michelle Yeoh), Atriz Secundária (Jamie Lee Curtis), Ator Secundário (Ke Huy Quan), Argumento Original, Edição. Sete Óscares, o máximo desde que a categoria principal alargou a 10 filmes e mais ainda: o primeiro filme DE TODA A HISTÓRIA a conquistar melhor três óscares de atuação e melhor filme! Quem preveria há um ano atrás – quando estreou no festival SXSW – que um filme de ficção científica e comédia com dildos, plugs anais, salsichas no lugar de dedos, multiversos e roscas se tornaria num dos filmes mais consagrados da história da Academia? Eu diria que nem os Daniels, os realizadores, mas esta é uma Academia diferente e está cá para ficar.

Os responsáveis por All Quiet on the Western Front também deverão ir para casa satisfeitos: quatro vitórias, o segundo filme a conseguir mais nesta noite. Venceu Filme Internacional e também levou para casa os galardões de Cinematografia, Banda-Sonora Original e Design de Produção. Outro surpreendente vencedor desta noite foi The Whale, um filme pouco nomeado e que parecia ser pouco amado, mas suportou-se no seu mais notável elemento para levar dois prémios. A maquilhagem protética da personagem principal valeu o Óscar de Caracterização e contribuiu também para a vitória de Brendan Fraser em Melhor Ator numa verdade história saída de um conto de fadas. Quanto aos outros vencedores, Women Talking conquistou o Óscar de Argumento Original, enquanto que nas áreas técnicas Avatar: The Way of Water conquistou Melhores Efeitos Visuais, Black Panther: Wakanda Forever ficou com Melhor Guarda-Roupa e Top Gun: Maverick teve que se contentar com Melhor Som.

Nas categorias de curtas, tínhamos expetativas com o nosso Ice Merchants, mas o dinheiro e a promoção falaram mais alto. The Boy, the Mole, the Fox and The Horse, da Apple, levou a estatueta na categoria de Curta de Animação. Curta em Live-action foi para An Irish Goodbye e a curta de documentário foi para The Elephants Whisperers da também gigante Netflix.

A cerimónia teve uma duração de 3 horas e 37 minutos e foi apresentada por Jimmy Kimmel que esteve à altura dos acontecimentos, principalmente no seu monólogo de abertura, apesar de tido pouco protagonismo durante o resto da cerimónia. 2022 chegou ao fim. Venham os filmes de 2023.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *