Três novos filmes de Star Wars foram confirmados no painel da Lucasfilm da Celebração Star Wars em Londres. Embora ainda não haja informações sobre os nomes, já sabemos quem irá realizar cada um. Os filmes serão dirigidos pelo famoso cineasta James Mangold, responsável por filmes como Logan e Indiana Jones e o Marcador do Destino; Dave Filoni, co-criador de The Mandalorian e um pupilo de longa data de George Lucas; e Sharmeen Obaid-Chinoy, que anteriormente realizou episódios de Ms. Marvel e é uma documentarista de renome. Cada filme, explicou Kennedy, irá decorrer numa parte completamente diferente da nova e ampliada cronologia de Star Wars.
No filme de Mangold, ele vai voltar ao início – explorando “o primeiro Jedi a usar a Força”. O filme remete ao início da nova e atualizada série de eras de Star Wars, a Dawn of the Jedi. Entretanto, de volta ao meio da longa estabelecida Saga Skywalker, Filoni realizará uma aventura na tela grande que se conecta com The Mandalorian, um “evento cinematográfico” que conta uma parte vital da “guerra crescente entre o remanescente Imperial e a Nova República”. Ele continuará a desenvolver o período entre O Regresso de Jedi e O Despertar da Força – embora ainda seja desconhecido se marcará o capítulo final da história do ‘Mando-verso’ ou se a épica saga de Filoni e Jon Favreau continuará além da história no cinema.
Por fim, o filme de Sharmeen Obaid-Chinoy acontecerá no final mais distante da cronologia de Star Wars, movendo-se 15 anos além do Episódio IX: A Ascensão Skywalker. Seu filme, ambientado numa era descrita como a Nova Ordem Jedi, será sobre o estabelecimento de uma nova era fértil de usuários da Força após a Saga Skywalker. E quem construirá esse futuro Jedi? Ninguém menos que Rey, com Daisy Ridley confirmada para regressar ao papel que ela originou na Trilogia Sequela. “O meu coração está a bater forte”, afirmou Ridley quando subiu ao palco da Celebração com enormes aplausos da plateia. Nada foi referenciado sobre outros filmes previamente anunciados, como um de Taika Waititi ou outro de Shawn Levy…
E quanto às séries…
Também aqui a Celebração trouxe novidades. As séries Mandalorian e Andor continuam a ser apostas seguras da Disney + e a estas juntam-se séries com grandes elencos e realizadores de renome ao seu leme.
Rosario Dawson e Natasha Liu Bordizzo apresentaram o trailer teaser de Ahsoka, o spinoff de The Mandalorian onde Dawson é a protagonista como Ahsoka Tano, uma Jedi exilada, sendo também anunciado que Mary Elizabeth Winstead será a personagem Hera Syndulla.
Amandla Stenberg, Lee Jung-jae, Jodie Turner-Smith e Carrie-Anne Moss estrelam The Acolyte, uma nova série original de Star Wars, cujo teaser foi exibido no evento e cujas filmagens passaram pela Madeira! A criadora da série, Leslye Headland, diz que The Acolyte se passa no período mais antigo de uma série do universo de Star Wars em live-action. Ela descreveu a série como uma mistura de Frozen e Kill Bill com a visão do realizador japonês Akira Kurosawa acrescentada.
Por último, Jude Law interpreta um Jedi em Skeleton Crew, série que acompanha um grupo de crianças que viajam pela galáxia. Law e Jon Favreau apresentaram um clipe que mostrou as crianças em naves espaciais e speeders. Além de Law, o elenco inclui Ravi Cabot-Conyers, Kyriana Kratter e Robert Timothy Smith. De acordo com a produção, sabe-se que a série se passa no período de reconstrução após O Retorno de Jedi, o mesmo período de The Mandalorian. Os criadores do programa, Jon Watts e Chris Ford, também estiveram por trás de Spider-Man: Homecoming. Entre os realizadores de episódios confirmados, além de Jon Watts, estão nomes como os Daniels, David Lowrey, Lee Isaac Chung e Bryce Dallas Howard!