News of the World

News of the World mostra temas actuais num clima western

News of the World é um western clássico, passado na década de 1870, alguns anos após o fim da guerra civil americana, que aborda temas bastante actuais. O que nos leva a pensar na verdadeira “antiguidade” destes temas considerados por nós como actuais. O filme aborda o racismo, a escravatura, e até as fake news.

O personagem principal é Jefferson Kyle Kidd (Tom Hanks), antigo capitão da terceira infantaria do Texas na Guerra Civil, que agora viaja de cidade em cidade pelo Estado do Texas. O seu objectivo é simples: Andar de cidade em cidade para levar aos habitantes, muitas vezes analfabetos ou moradores de locais onde as notícias demoram a chegar, as “notícias do mundo”, do país e dos locais que visita. Ele é um verdadeiro storyteller, com um elevado sentido de humanidade, que está sempre calmo (Seja em que situação for). E a razão para a, ás vezes irritante, calma de Kidd deve-se ao seu poder de observação e capacidade de ler as pessoas. Mas o seu trabalho acabou por torná-lo numa pessoa solitária, deixando as coisas mais importantes para trás. A sorte é que Paul Greengrass (Realizador do filme), que já tinha trabalho anteriormente com Tom Hanks em “Capitão Phillips”, lhe dá um propósito. 

Durante as suas viagens Kidd depara-se numa cena de homicídio. Um negro enforcado com uma mensagem racista. E é nesse local que ele encontra Johanna (Helena Zengel), uma rapariga que foi criada pelos índios Kiowa, mas que foi entregue ás autoridades após o massacre da tribo. E o sentido humanístico de Kidd não o deixam indiferente e ele decide levar a criança a casa dos seus tios, um casal de imigrantes alemães. 

A partir desse momento o filme transforma-se num road movie, onde Kidd ganha o propósito de encontrar a família que resta a esta órfã, que nem comunica na mesma linguagem dele. Durante essa viagem pelo Texas, eles acabam por encontrar vários obstáculos pelo caminho até ao destino final. 

Aos poucos Kidd e Johanna vão construindo uma relação de “pai e filha” (idêntica a Logan e X-23), uma fórmula que não traz nada de novo mas, que nos alegra por ambos encontrarem conforto no seu sentimento de perda começando a ganhar confiança entre si.

Só tenho pena que Greengrass não tenha acrescentado um vilão realmente temível. Isso e as cenas de acção pouco realistas (Perseguições a cavalo, tiroteio nas montanhas, tempestades de areia, etc.) típicas de westerns, tornam o filme um pouco mais mexido, mas com pouca tensão. E lá voltamos nós á mesma paspalhice que o filme nos acostuma…

Ainda assim o filme, que estreou na Netflix no dia 10 de Fevereiro, tem sido bastante elogiado pela representação dos protagonistas, pela fotografia e pela banda sonora. Tendo sido nomeado para dois globos de ouro: Melhor Actriz Secundária (Helena Zengel, de apenas 12 anos) e Melhor Banda Sonora (Composta por James Newton Howard). 

Já vos tinha dito anteriormente que o realizador deu a Kidd um propósito, mas no final vocês vão perceber que ele lhe deu algo muito maior que um simples propósito. Ele deu-lhe uma companhia. Algo que ele só teve por uma vez e perdeu. E acabou por “adoptar” a ideia de que por vezes precisamos de alguém ao nosso lado. Um final, que não salva o filme, mas que nos deixa um pouco menos amargurados com as falhas.

News of the World

 


News of the World
Notícias do Mundo

ANO: 2021

PAÍS: EUA, China

DURAÇÃO: 118 min.

REALIZAÇÃO: Paul Greengrass

ELENCO: Tom Hanks, Helena Zengel, Tom Astor.

+INFO: IMDb

News of the World

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *